quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Paz Augustana

No ano de 31ac.o mundo helênico já havia atravessado uma agonia de 188 anos,foi quando a subta implantação da paz augustana deu ao helenismo um estímulo. As lutas eram incessantes e mortais,esse quarto de milênio foi longo em relação aos 14 anos de paz graças a Felipe da Macedônia.Havia uma vasta área dividida em três grandes impérios: O império Romano: eram partidários da forma de vida helênica. O império Parto: onde hoje é o Iraque e o Irã,viam com benevolência a forma de vida helênica. O império cusano: foi fundado 10 anos depois do Romano,eram helenos adotivamente.
Nenhum desses povos era helênicos, mas os três mantinham uma irmandade entre eles por serem descendentes dos helênicos. A amizade entre romanos e cusanos era fácil,já que estavam separados pelos Partos.Mas em 20ac. Augusto conseguiu um entendimento que salvou as aparências para Roma. Em 31ac. Roma começa assumir a responsabilidade pelos danos causados ao mundo. Os dois mais destacados generais políticos eram POMPEO e o tio avô pai adotivo de AUGUSTO CAIO JULIO CEZAR.Pompeu varreu dos mares os piratas,resgatou as cidades helênicas das mãos dos judeus.Augusto cometeu os mesmos crimes de seus rivais,liquidou adversários políticos. O segundo fundador do império disfarçou sua posição ditatorial. A nobreza senatorial mostrou-se ressentida de um republicanismo acadêmico que foi cultivado por alguns senadores,70 ou 80 anos após a morte de augusto o golpe dele devolveu ao senado o controle de províncias onde não se faziam necessárias as tropas ,e colocando senadores como governadores de províncias que ele tinha nas mãos. Essa paz mundial serviu para acabar com a escravidão nas plantações,já que Pompeu venceu os piratas e os afastou dos mares. O primeiro exército de Augusto era de homens armados e organizados para reivindicação de lotes de terras, e o reformado era formado de cidadãos romanos e ficava nas fronteiras, pois era menos econômico a população e onde era mais estratégico. Os novos funcionários públicos civis que recebiam um salário fixo e se precediam mal tinham que prestar contas a Cezar. O império romano mantinha a estrutura constitucional da comunidade romana, era a associação de cidades estado auto administradas,e o objetivo de augusto e dos sucessores era de transformar aos poucos o império em um órgão político em que cada célula seria uma cidade -estado de forma que todo habitante seria cidadão de duas cidades:a natal e a romana.
Com a morte de Marco Aurélio o helenismo entra em colapso, mas seu auge acontece 55 anos após de sua morte. Houve uma revolta generalizada contra os senhores e pagadores. Por tudo isso cultura Helênica começa a desaparece do Império Romano, e com isso o regime Augustano, que soçobrara em 50 anos de anarquia.

Um comentário: