quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Emancipação da Cidade-Estado

A soberania da cidade-estado pelos macedônios veio libertar o ser humano de uma cidadania que se havia tornado o ser humano de uma cidadania que se havia tornado um fardo,ao invés de um estímulo.
Após a morte de Alexandre o Império foi dividido entre seus generais.Surge os Estados helenistas.Mas essa divisão causou conflitos entre eles,que queriam ser mais soberanos que os outros. Algumas cidades-estados mantiveram sua soberania e independência.Atenas não estava entre essas cidades,pois ao tentar desafiar o poder da Macedônia em uma guerra,perdeu vergonhosamente. O que lhe restou foi indenizar a Macedônia, como todos os derrotados,e ficar quieta em seu canto, perdendo sua moral perante seus cidadãos.E uma cidade que perdesse sua moral, ficada desestimulada frente aos cidadãos que tinham amor por ela.
Para agravar a situação,houve um conflito entre Sócrates e Atenas.Sócrates desafiou a cidade-estado.Foi condenado e morto.Por ter amigos,admiradores e discípulos,os helenos se afastam das cidades-estados.Os cidadãos perderam a esperança na democracia.Outros filósofos tentaram transportar para essas cidades-estados essa cultura helenista.Aristóteles foi um deles. Ao contrário de Platão,que sofreu espiritualmente por não conseguir transportar para a vida real sua visão,ele organizou monografias sobre as Constituições das cidades-estados históricas.Mas como Platão,não tinha olhos para outro Estado que não fosse a cidade-estado. A filosofia de Aristóteles sobreviveu a fase helenista e chegou até os anos de 1600 d.C.
Após a partida da guarnição macedônia,o regime político de Atenas baseou-se no apoio de cidadãos que tinham mais renda,destinava-se a proteger seus direitos. Esses cidadãos custeavam a equipagem dos navios de guerra e seus escravos domésticos,que participavam dessas guerras.Isso pesou tanto que eles tiveram que reduzir seu padrão de vida. Deixaram dos escravos domésticos para empregá-los em uma atividade que desse lucro. Mais uma desmotivação para os cidadãos.Antes podiam se dar ao luxo de ter escravos domésticos,e agora,tinham que sobreviver a essa crise que assolava a cidade-estado.
Os beneficiados eram apenas uma minoria nesse vasto mundo helênico.Essa minoria era a única que tinha voz.As massas deprimidas eram mudas e para elas,a experiência dessa emancipação era uma realidade. Suas vantagens tinham um preço. As exigências provocaram uma tensão excessiva na vida helênica.Isso aconteceu ao custo de um pouco do antigo sabor e significado da vida. Os cidadãos estavam emancipados,mas sem um estímulo. A emancipação veio,mas a devoção e o entusiasmo desapareceram.Já não havia deuses para se ter alguma devoção. Que seriam os deuses na sociedade helena?
Poderiam considerar deuses,aqueles reis que demonstravam com sua força e mudaram o mundo.Alexandre foi considerado deus.Seus sucessores aproveitaram-se disso para ditar as leis,o que não adiantou.Só o poder espiritual pode ajudar uma alma a salvar-se,e quem conseguisse atingir esse objetivo, deve ser o representante da raça que mais se assemelha a um deus.
Dois sábios,Zenão de Cítio (criador da escola estóica de filosofia) e Epicuro de Samos (criador da escola complementar que leva seu nome),viram as transformações que o mundo helênico sofreu e repudiaram as exigências que a sociedade julgava com direito de fazer aos sábios.
Os filósofos espiritualmente auto-suficientes eram modelos mais dignos para deuses de forma humana do que os reis politicamente poderosos.Mesmo assim,não constituíram um objeto digno de culto. Na tentativa de tentar tornar-se sobre-humanos,estóicos e epícuros tornaram-se inumanos.
Em resumo,esse mundo helênico iniciado por Alexandre,já estavam por certo que iria fracassar,como aconteceu.Cada governante tentou colocar sua soberania acima dos demais governantes, houve uma pressão das várias culturas que estavam no mundo helênico.Filósofos tentaram transpor suas idéias para esse mundo helênico,não conseguiram.Mas uma cidade-estado que perde sua moral,seu entusiasmo,sua devoção,como aconteceu com Atenas,não iria demorar muito para cair em colapso.Mais uma vez, outra civilização cai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário